Foto: Charles Guerra (Diário)
A RGE e a RGE Sul alertam clientes para a atuação de golpistas em suas áreas de concessão.
De acordo com a assessoria de comunicação da concessionária de energia, os criminosos ligam para o cliente e informam sobre uma suposta dívida que precisa ser negociada nas próximas horas, o que não é um procedimento de cobrança das distribuidoras. Os estelionatários solicitam, então, que seja feito depósito em determinada conta.
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Para evitar prejuízos, as concessionárias estão oferecendo dicas para que os clientes se protejam.
A RGE e a RGE Sul afirmam que nenhum de seus colaboradores ou prestadores de serviço faz ou está autorizado a fazer cobranças de qualquer valor ou a solicitar depósitos ou transferências em contas bancárias. As empresas também informam que não fazem qualquer tipo de serviço mediante pagamento prévio. Cobranças são feitas apenas pelas faturas de energia.
Mesmo via telefone, as concessionárias não solicitam senha de acesso aos portais, o que, inclusive, é pessoal e intransferível de cada consumidor. Ainda, não existem campanhas e sorteios das distribuidoras sem a prévia divulgação nos sites.
Sinalizam ainda que eletricistas e leituristas usam uniformes e crachá de identificação com foto e automóveis identificados.
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Caso os clientes recebam ligações suspeitas ou percebam algo incorreto nas faturas de energia elétrica, como valor, código de barras e qualidade do papel, a RGE e a RGE Sul recomendam que as informações sejam confirmadas pelos canais oficiais das empresas.
Na hipótese de o cliente ter sido vítima ou alvo de algum golpista, a orientação é a de que procure a Polícia Civil e efetue o registro de um Boletim de Ocorrência.
*Com informações da assessoria de comunicação da RGE